Relatorio de quimica
Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. [1] No laboratório é ideal buscar medidas com o mínimo de erro possível, para resultados mais precisos.
O processo de calibração de uma vidraria é feito medindo-se a massa de água contida no aparelho e depois utilizando a fórmula da densidade (d = m/v) calcula-se o volume real de água contido no recipiente. O cálculo desse volume real é bastante relativo, pois depende de fatores como a expansão térmica da água e da vidraria em função da variação da temperatura do laboratório. Para isso, a densidade da água deve ser cuidadosamente escolhida para o cálculo do volume de acordo com a temperatura do procedimento. [4]
A busca pela precisão (grau de variação de resultados de uma medição)[2] e exatidão(o quão próximo uma o valor de uma medida está do valor verdadeiro)[3] em experimentos laboratoriais é de grande importância, pois irá garantir uma confiabilidade nos resultados.
Quando é realizado o experimento laboratorial deve-se está atento a uma variedade de fatores que possam influenciar em uma medida, por exemplo, a aferição do menisco, verificar se o instrumento está devidamente limpo e seco, usar um instrumento sem calibrar, erro na leitura de um termômetro, esses erros vão acarretar um valor muito diferente do ideal.
OBJETIVO Obter noções básicas de laboratório: segurança, descarte de produtos químicos e caderno de notas . Limpeza e manuseio de vidaria volumétrica. Leitura de menisco de buretas, pipetas ou balões volumétricos. Determinação de massa e calibração de aparelhos volumétricos. Tratamento de dados experimentais.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1 Bureta
Preencheu-se uma bureta com água destilada.