Relatorio de quimica
Caldeira é um recipiente metálico cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos orgânicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.
Existem outros equipamentos de aquecimento e transferência de calor sem produção de vapor que também são chamados de caldeiras, tais como aquecedores que empregam fluidos térmicos, geradores de água quente, etc. Nesta experiencia e certamente na maioria das vezes que o termo caldeira for aplicado, é feita referência aos equipamentos para geração de vapor. Dentro de uma unidade de processo, a caldeira é um equipamento de elevado custo e responsabilidade, cujo projecto, operação e manutenção são padronizados e fiscalizados por uma série de normas, códigos e legislações.
“Kit” de testes à fenolftaleíne (“P”) e “Total” (“T”)
Descrição Os testes à alcalinidade através deste “kit” de análise têm por objectivo a obtenção de valores que permitam não só uma interpretação dos resultados bem como uma tomada de decisão quanto à quantidade de produto de tratamento (NaOH) a adicionar à caldeira com vista a ajustar a eficiência da caldeira. Materiais 1 tubo de teste com marca em anel de 5 ml. 1 seringa de titulação 0 – 7,2 m mol /1 HCL (ou respectivamente 0 – 20 ºd ) (uma unidade da escala graduada da seringa = 0,5º d = 0,2 m mol/ 1 HCl ) Reagentes: 1 frasco de 100 ml de solução de titulação “Carbonate Hardness TL C 20” 1 frasco de 10 ml de indicador “P” 1 frasco de 10 ml de indicador “T” A – Procedimento do teste – Determinação do valor de Alcalinidade fenolftaleína(“P”). 1.Enxaguar várias vezes o tubo de teste com amostra da água da caldeira e enche-lo até á marca de 5 ml. 2.Adicionar 1 gota de indicador “P” e para misturar agite o tubo de teste. Se a amostra em teste