Relatorio de quimica
Esta aula pratica teve a finalidade de, a partir dos experimentos exporem uma determinada análise e a partir dessa medição extrair dados como possíveis e eventuais erros que podem acarretar sérios problemas em um experimento no controle de tira medidas de água, no BÉQUER GRADUADO, PIPETA GRADUADA, PIPETA VOLUMÉTRICA, PROVETA, e também na pratica da pesagem na BALANÇA DIGITAL.
Objetivo
Introduzir de forma correta técnicas de manipulação de vidrarias de acordo com a precisão de suas medidas volumétricas e conhecimento de vidrarias.
Apresentar os utensílios utilizados no laboratório de química.
Metodologia
Medidas são essenciais para todas as ciências. As propriedades fundamentais mais utilizadas são comprimento, massa, tempo e temperatura. As medidas corretas de volumes, massas e temperaturas são fundamentais para o sucesso do trabalho no laboratório de química.
Para a medida de volumes, a dois tipos de instrumentos graduados e aferidos. Os aferidos medem um único volume e são em geram mais preciosos. Os graduados, porém, permitem medir vários volumes, e um dele, a bureta é de alta precisão. De um modo geral, para medidas aproximadas de volumes de líquidos, usam-se provetas, enquanto, para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico. Os aparelhos volumétricos são calibrados pelo fabricante e a temperatura de calibração é 20 ºC.
Tabela 1 - Referente às vidrarias e materiais.
Copo de Béquer
Recipiente usado em reações, dissolução de substâncias, aquecimentos de líquidos, etc. Para levá-lo ao fogo, use tripé com a proteção da tela de amianto.
Proveta
É empregada nas medições aproximadas de volumes de líquidos. Há provetas cuja capacidade varia de 5 mL a 2.000 mL. Nunca deve ser aquecida.
Pipetas
As pipetas são utilizadas para transferências precisas de volumes de líquidos. Existem dois tipos de pipetas: 1)