Relatorio De Microbiologia Basica
CURSO DE NUTRIÇÃO
PROFESSOR(A): MILENA BOMFIM
EQUIPE
Antonio William Da Cunha neves Junior
Ana Carla Ferreira Martins
Brena Raquel N. Da Silva
Leidiane De Lima Bezerra
Rafaele Rodrigues Grangeiro Gomes
Título
COLORAÇÃO DE GRAM
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
3 MATERIAL E MÉTODOS
4 METODOLOGIA COMENTADA
5 RESULTADO
6 REFERÊNCIAS
1- INTRODUÇÃO
Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microorganismos através das cores, para serem observadas em microscópio óptico, A técnica recebeu esse nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.
Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram-negativas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
2- OBJETIVO
Diferenciar as bactérias através da técnica de coloração de GRAM (através dessa técnica poderemos descobrir mais facilmente se ela e GRAM positivo ou GRAM negativo).
3- MATERIAL E MÉTODOS
Lâmina
Bico de bunsen
Alça de semeadura
Microscópio óptico
Óleo de imersão
Álcool
Água destilada
Microrganismo
REAGENTES:
Cristal Violeta
Lugol
Safrarina
4- Metodologia Comentada
Foi retirada a lâmina do álcool, foi passada na chama três vezes para que secasse, depois esterilizamos a alça de semeadura pra depois retirar o inoculo e transferi-lo para a lâmina, logo após transferi-lo pra lâmina esterilizamos novamente a alça de semeadura, após a esterilização da alça de semeadura, foi passada a lâmina na chama para matar o microrganismo.
Depois desse processo utilizamos os reagentes, primeiro utilizamos o