Relatorio de matalografia
RELATÓRIO 3
METALOGRAFIA
LABORATÓRIO DE MATERIAIS
João Paulo de Oliveira Freitas – RA 911721
Bauru2010
A observação metalográfica oferece informações básicas de estruturas dos materiais em estudo, favorecendo a prévia de possíveis problemas que essas peças possam causar durante o uso em uma estrutura.
A metalografia então se divide em dois tipos básicos:
Macrográfico: Que examina o aspecto de uma superfície após devidamente lixada e atacada por um reagente adequado. Por seu intermédio tem-se uma ideia do conjunto, referente á homogeneidade do material, a distribuição e natureza das falhas, impureza e ao processo de fabricação.
Micrográfico: Consiste no estudo dos produtos metalúrgicos, com o auxilio do microscópio, onde se pode observar e identificar a granulação do material, a natureza, a forma, a quantidade, e a distribuição dos diversos constituintes ou de certas inclusões. No laboratório de materiais foram realizados os dois tipos de metalografia. Primeiro a observação macrográfica e posteriormente a micrográfica.
Para realizar a macrografia, foi escolhida uma peça qualquer disponível no laboratório. Essa peça passou por diversos lixamentos. O lixamento foi dividido por etapas diferenciadas pela numeração da lixa, ou seja, das lixas mais grossas, para as mais finas. Essas lixas apresentam maior rendimento quando em água. É por isso que as peças foram lixadas em um cordão de água corrente.
Para saber o momento certo de se trocar a lixa (aumentar o número de grãos por área), observava-se se os riscos originados pela lixa estavam todos paralelos. Assim que isso ocorria, a peça era rotacionada de 90 graus e dava-se o início de um novo lixamento com uma lixa mais fina até os riscos ficarem todos paralelos novamente.
Figura 1 – Exemplo de processo de lixamento
Ao final do processo de lixamento, a peça foi lavada, misturada em álcool