Relatorio de fisica
Desde Aristóteles, o movimento circular foi encarado como natural. Os antigos acreditavam que corpos celestes moviam-se em círculos divinos , sem quem qualquer força atuasse. Galileu por sua vez descobriu algo muito importante sobre a gravidade terrestre, que todos os corpos próximos a superfície terrestre em queda livre caem com a mesma aceleração.
Newton então percebeu que a gravidade não se restringia só a terra, ele reconheceu uma força que de alguma forma deveria atuar sobre os planetas, dizia ele que a força sobre cada planeta estava dirigida a um ponto fixo, neste caso o Sol. Newton propôs que a força que atua nos corpos celeste é a mesma força que puxa os corpos em queda livre na superfície da terra, o que foi chamado de síntese newtoniana“ todo corpo atrai outro, de forma que envolve apenas massa e distância. De acordo com Newton massa atrai massa com uma força que é diretamente proporcional ao produto das massas envolvidas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.”
Obs.: M₁ e M₂ são as massas envolvidas e d é a distância entre seus centros, assim, quanto maior as massas maior será a força, quanto maior for a distância menor será a força.
Descrição de queda livre.
A equação abaixo descreve a velocidade da queda livre,
Equação 1: equação da velocidade da queda livre
vy0 - velocidade inicial, y0 - altitude inicial, t - tempo e g - aceleração causada pela gravidade.
Isolando a gravidade, temos:
g = (vy0*t + y0 - y) / (t²*2) => g = vy0 / 2t + y0 / (2t²) - y / (2t²) Equação 2: equação da velocidade em queda livre com gravidade isolada
Objetivo:
Determinar o valor da aceleração da gravidade através da queda de um corpo em queda livre.
Material Utilizado:
01 Notebook;
01 Tripé Universal para Suporte;
01 Arduino Mega 2560;
02 sensores opticos;
02 Protoboard;
01 massa esférica .
4 - PROCEDIMENTO
5 – TRATAMENTO DOS DADOS
4.1 Encontre a velocidade Vi = d / (t * m) com a