Relatorio de fisica
2. INTRODUÇÃO
Todo corpo sob a ação de uma força de tração ou de compressão, se deforma. Se ao cessar a atuação dessa força o corpo recupera sua forma primitiva, se diz que a deformação é elástica. Em geral, existe um limite para o valor da força a partir do qual acontece uma deformação permanente no corpo. Dentro do limite elástico, há uma relação linear entre a força aplicada e a deformação, linearidade esta que expressa uma relação geral conhecida como Lei de Hooke. O sistema clássico utilizado para ilustração dessa lei é o sistema massa-mola que é apresentado a seguir em situações de equilíbrio estático.
Pode-se obter a constante elástica pelo método estático através da expressão então
Ex.:
3. PRODECIMENTO EXPERIMENTAL
Material Utilizado:
• 6 pesos de 100g
• Mola e suporte de peso
• Papel milimetrado
O experimento consiste em aplicar várias forças (pesos) a uma mola em posição vertical e medir os alongamentos produzidos. E calcular o valor de K.
4. RESULTADOS OBTIDOS Tabela com os valores obtidos no experimento e os cálculos realizados:
Gráfica Força x Deformação da mola Calculo: F = k . x 1 = k . 0,5 K = 2 N/cm
5. CONCLUSÃO
De acordo com os resultados, pode-se provar que, à medida que se aumenta o peso (F), o comprimento da mola aumenta proporcionalmente de acordo com a equação, na qual k é a constante de deformação da mola e X a deformação sofrida. Outro ponto observado é que em nenhum dos experimentos realizados a mola ultrapassou seu limite de elasticidade, uma vez que, ao serem retirados os pesos, as molas retornaram para a posição inicial.
6. BIBLIOGRAFIA
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: mecânica. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. 330
http://www.fisica.ufmg.br/~lab1/roteiros/Exp_4_Constante_elastica_molas.pdf