Relatorio de estagio
Foi desenvolvido o projeto de ação no hospital Dr: Jose Borba uma instituição publica, um hospital de médio porte é uma matriz tem uma área ocupada 10.000 metros quadrado, esta localizado em santa Maria da vitoria Bahia na Avenida Roberto santos no bairro sambaiba e foi fundado em 1982.
Nesta instituição o assistente social foi inserido a pouco tempo com necessidade de uma assistente social na área da saúde destinado para a efetivação dos direitos dos usuários e para o projeto de humaniza SUS. Um profissional que tem a questão social como um instrumento de atuação com o objetivo da real efetivação de direitos da sociedade, este profissional capaz de assegura um atendimento adequado, com o objetivo central a efetivação de um estado de bem estar se faz mesário na área hospitalar. Sua atuação se dar em um ambiente cercado de contradições e questões que vão muito além de atender ou não atender pacientes com alguma enfermidade.
Baseando-se em análise da realidade in loco, um problema latente é a falta de orientação aos usuários que se enquadram em receber o BPC (beneficio de prestação continuada) onde os mesmo estão desprovidos deste direito por falta de orientação.
Este projeto foi elaborado através da boa relação entre a equipe estagiário e assistente social, vendo a demanda problemática e elaborando um projeto que vem oferecer um esclarecimento de direitos para o usuário a sua família.
Com isto o projeto “BPC claro e objetivo” vêm com a finalidade de orientar de forma clara e objetiva, ou seja, na linguagem dos usuários que se enquadram para receber o BPC. Com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos usuários.
Desenvolvimento
O BPC é um direito onde é garantido por lei pela Constituição Federal de 1988, na Seção IV - Da Assistência Social, Artigo 203, Inciso V, determina "a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a manutenção ou de tê-la provida por