Relatorio de estagio supervisionado psicologia apae
VIOLENCIA DE GÊNERO NA ESCOLA
CAMAÇARI
2012
ANA PAULA GAMA
CINTIA
FABIANA RODRIGUES
MARIVALDO SANTOS COSTA
VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA
Trabalho apresentado como requisito de avaliação sob a forma de seminário interdisciplinar com a orientação do corpo docente do curso Bacharelado em Psicologia da Faculdade Metropolitana de Camaçari – FAMEC.
CAMAÇARI
2012
“A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas.” Sigmund Freud.
APRESENTAÇÃO
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.
Porém, o que vemos são ações coercitivas, representadas pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, numa escala hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula.
Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco têm levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme esses modelos sociais.
Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição.