Relatório da administração x índices contábeis
Eixo Temático: Análise das Demonstrações Contábeis
Dalva Marília de Oliveira Araujo
Marília@advir.com
Joseilton Bezerra
Joseilton_ok@hotmail.com
Marcos Henrique Dantas mhcdantas@hotmail.com Suza Mara da Silva
Suzamara.silva@gmail.com
Orientador: Prof. Ms Kleber Formiga kleberformiga@portalquantum.com.br INTRODUÇÃO: As empresas listadas na Bovespa são obrigadas por lei a apresentarem documentos oficiais de comprovação dos resultados econômico-financeiro, um deles é o Relatório da Administração. Como esse documento é elaborado pela administração é natural que as informações contidas nele sejam tendenciosas a supervalorizar a empresa.
OBJETIVO GERAL: Com base nesse contexto, este trabalho visa identificar a aderência dos diferenciais competitivos da MRV Engenharia e Participações S/A, apresentados no Relatório da Administração baseados em índices contábeis.
METODOLOGIA: Estudo exploratório do Relatório da Administração da empresa em contraposto com os índices contábeis expressos em suas demonstrações financeiras. RESULTADOS: Segundo a administração da empresa, o sucesso da MRV é reflexo do equilíbrio à tríade qualidade-preço-prazo de entrega. A construção de seus residenciais é feita nos melhores bairros das cidades onde está presente, e seus projetos são baseados em estruturas que podem ser replicadas em diferentes tipos de empreendimentos, reduzindo dessa forma seus custos e prazos de entrega. Ter o controle de 100% dos projetos, com tecnologia e processos avançados, permitiu à Companhia manter sua estratégia de diversificação geográfica, concentrando suas operações em regiões e cidades de forte crescimento e menor concorrência no segmento econômico.
CONCLUSÕES: Analisando os índices contábeis do prazo médio de renovação de estoques, associado ao Ativo Circulante, constatou-se o crescimento