relatorio de estagio de engenharia florestal
“Da mesma forma, é bom lembrar que a aplicação de adubos químicos em substratos deve ser cuidadosa, pois o excesso de adubos solúveis no solo prejudica o crescimento das raízes devido à salinidade e à toxicidade”, afirma o professor Wantuelfer Gonçalves, do Curso Como Produzir Mudas Arbóreas de Valor Comercial,elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Quanto à fertilidade e acidez, é fundamental que o substrato apresente as seguintes características:
1. pH: 6,0;
2. NITROGÊNIO DISPONÍVEL: 45 kg/ha;
3. P2O5 DISPONÍVEL: 150 kg/ha;
4. K2O DISPONÍVEL: 250 kg/ha.
Terra de subsolo
A terra de subsolo é o substrato mais utilizado nas embalagens plásticas para produção de mudas. Entretanto, ela deve estar isenta de sementes de ervas daninhas e microrganismos patogênicos, por isso a preferência por terra proveniente de barrancos, onde este tipo de material não é encontrado. Caso contrário, é preciso fazer a desinfestação, para garantir um substrato saudável para o desenvolvimento das mudas arbóreas.
Sabe-se que os solos mais argilosos apresentam problemas de aeração e retêm excesso de água. Os solos arenosos, ao contrário, retêm pouca água e nutrientes e formam um bloco que se desfaz com facilidade. Portanto, quanto à textura, pode-se dizer que o solo ideal é o argilo-arenoso, que, além de reter melhor água e nutrientes, sem prejudicar a aeração, forma um bloco firme que, mesmo retirado da sacola plástica, mantém sua forma sem se desintegrar.
Esta terra de subsolo deve