relatorio de Conduçao eletrica
a) Objetivo:
Condução elétrica de soluções aquosas.
b) Introdução teórica:
Para que haja condução de corrente elétrica é necessária à presença de elétrons livres, com mobilidade. Os compostos iônicos não conduzem corrente na fase sólida (quando os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros), mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade. O composto que se dissolve originando uma solução que conduz corrente elétrica (solução eletrolítica) é chamado de eletrólito. Logo, aqueles compostos que mesmo em solução não conduzem eletricidade são denominados não eletrólitos.
c) Procedimento experimental:
Primeiramente pegamos o recipiente de água, e colocamos as duas pontas do circuito luminoso e assim, conseguimos perceber que a lâmpada não se acendeu, ou seja, não conduz corrente elétrica. E assim por diante, podemos ver quais eram as substâncias que conduzem corrente elétricas.
d) Material e reagentes utilizados:
7 beckers de 80 ml com substancias
Circuito luminoso
e) Tabela e Resultados:
Soluções
Condução da corrente
Água (H2O)
Não Conduz
Ácido Clorídrico (HCl)
Conduz, Fortemente (boa condutora)
Sacarose (C2H22O11)
Não Conduz
Ácido acético (CH3COOH)
Conduz, Fracamente (má condutora)
Amido (C6H10O5)
Não Conduz
Cloreto de sódio (NaCl)
Conduz, Fortemente (boa condutora)
Hidróxido de sódio (NaOH)
Conduz, Fortemente (boa condutora)
f) Conclusão:
Com o experimento realizado no laboratório podemos concluir que nem todos os elementos são condutores de corrente elétrica, isso ocorre, pois alguns elementos têm átomos livres e outros não, permitindo assim uma facilidade de movimentação de elétrons entre os átomos, oferecendo por tanto menos resistência a passagem da corrente elétrica. Concluímos também que quem conduz a corrente elétrica no meio aquoso é o acido presente, pois a agua pura não conduz corrente elétrica com base no nosso experimento. A presença de