relatorio columbia
PROF.: CRISTIANE VASCONCELOS
ALUNO: WANDERLEY NETO E AMANDA VINCE
RELATÓRIO COLUMBIA
Ficha de conhecimento do Teste
O Columbia é um teste que não trabalha com Q.I nem com fator G, mas sim com idade mental. É um teste não verbal e que não exige atividades motoras. Tem como objetivo constatar o raciocínio geral da criança, contudo, seu forte se da no raciocínio lógico abstrato. Também se propõe a discernir se a criança está conseguindo fazer a diferenciação dos vários tipos de símbolos, o que é importante para a escola. O Columbia também pode ser utilizado para: Para avaliação neuropsicológica e identificação de síndrome. Para a aplicação é necessário apenas uma mesa do tamanho da criança e uma cadeira para o examinador. A aplicação deve ser sempre individual. Se a criança for muito pequena é interessante que as fichas se localizem em outro espaço para que não gere curiosidade e a atenção da criança se desloque do cartão que deve ser respondido até os vários outros. Não há tempo limite de aplicação, contudo as crianças em geral costumam demorar em torno de 15 minutos. O teste é proposto para crianças de 3 anos e 6 meses até 9 anos e 11 meses.
Nome: J.L Dos santos.
Sexo: Masculino.
Data de nascimento: 14/09/2006.
Idade: oito anos zero meses e vinte dias.
Natural: Fortaleza – Ceará
Escolaridade: Primeiro ano do ensino fundamental um.
Escola: Pública.
Analise quantitativa: O Teste durou em torno de 45 minutos, a criança alcançou um total de 26 pontos, resultado padrão de idade H, Percentil 21%, Estanino 3, e o índice de maturidade ou idade mental de J.L foi considerada de seis anos e onze meses.
Analise Qualitativa: J.L já começou não querendo prestar atenção nas regras do “jogo” querendo falar sobre outros aspectos cotidianos e olhar todas as fichas de uma única vez. Quando se acalmou foi mostrado a ele os três tipos de exemplos que o Columbia oferece e então começamos. As primeiras fichas J.L conseguiu acertar