Relatorio Barramentos
- Frequência-base: 266MHz
- Bandwidth: 4,2GB/s
- Largura: 64 bits
2.Como a técnica DDR (Double Data Rate) consegue aumentar a taxa de transferência dos módulos de memória RAM sem necessitar aumentar a sua frequência de operação?
São emitidos dois pulsos de dados em um mesmo ciclo de clock, um em cada extremidade do sinal - no ponto mais alto e no ponto mais baixo.
3.Numa situação hipotética, em um barramento do sistema (system bus), se a largura da parte de endereço for de 32 bits, qual a quantidade total de posições de memória que podem ser endereçadas?
Obtem-se o resultado através de uma operação de potenciação:
2^32 = 4.294.967.296 = 4GB de posições de memória
4.O que é tempo de acesso, e como seu valor está relacionado com o desempenho de módulos de memória RAM?
É o tempo - medido em nanossegundos - decorrido entre a chegada do endereço de um determinado dado ao circuito da memória, até a efetiva entrega deste ao barramento de dados do sistema. Quanto menor esse valor, melhor é o desempenho da memória.
5.Quais as vantagens do barramento de E/S PCI sobre o padrão ISA?
O padrão PCI foi criado para superar as limitações do padrão ISA. Já em suas primeiras versões, oferecia taxas de transferência de 32 bits, na frequência de 33MHz, contra o máximo de 16 bits a 8,33MHz, do padrão ISA.
6.Em relação aos barramentos de E/S tradicionais (como ISA, MCA, PCI), o padrão PCI Express (PCIe) introduziu modificações fundamentais. Cite as principais.
O barramento PCIe opera de uma maneira muito mais parecida com uma rede do que um barramento propriamente dito. Ao invés de apenas 1 barramento que lida com dados de fontes múltiplas, ele controla diversas conexões ponto a ponto dedicadas, entregando os dados diretamente ao dispositivo destinado.
Utiliza comunicação serial, apesar de ser compatível ao