relatorio avp mari

343 palavras 2 páginas
Atividades-Compreensão dos textos

1) Elementos do tipo sexo, opção sexual, classe social, raça, nacionalidade entre outros.
2) Porque geralmente na sociedade de massas consideram como ‘minorias’ aqueles que se opõe aquilo que é considerado pela sociedade atual o certo... como no caso das mulheres.
3) O uso da análise quantitativa, eles mascaram resultados, escondem pequenas diferenças, e criam semelhanças que não existem.
4) Geralmente, na teoria sociológica, segundo Durkheim, o que caracteriza um fato social é sua generalidade... e por isso, aquilo que é discordante desviante é anômalo. Isso geralmente faz com que essa ‘minoria’ seja discriminada.
5) São os casos que não foram considerados, que eles simplesmente ignoram. São aspectos importantes da vida social, sintomas de transformações que podem ser vislumbrados pelo cientista social.
6) Nenhuma, porque em geral na verdade, as mulheres por exemplo são a maioria de várias populações, mas talvez por nem todas concordar com tudo, aí é considerado como a minoria.
7) A capacidade do grupo de fazer pressão e ter sucesso nas suas reinvindicações, pois é a força da ação política que tornam as questões majoritárias ou minoritárias.
8) As reinvindicações, a força de vontade, e a conquista da vitória

TEMA PARA DEBATE – ATIVIDADES
1) O fato de a mulher não querer fazer somente os trabalhos domésticos, mas também não ser considerada sendo explorada 2 vezes; em casa e no trabalho fora de casa.
2) Não, porque atualmente não só as mulheres como boa parte dos homens têm esse pensamento, e cada dia isso vai se mostrando como correto na sociedade.
3) Não, dizem aos homens também, pois se os trabalhos forem divididos, os homens provavelmente reduziriam sua carga horária de trabalho fora de casa, e ficaria mais em casa com trabalhos domésticos.
4) Geralmente as próprias pessoas reivindicadoras tem que se libertar dos próprios valores, e preconceitos que tem desde criança.

Leituras complementares- TEXTO 1

Relacionados

  • Condicionantes institucionais para bioprospecção no brasil
    74596 palavras | 299 páginas
  • Artigo Na Integra Da OMS Publicado Em 2002 Sobre Violencia E Saude Defini O De Violencia Segundo Esse Org O
    76054 palavras | 305 páginas