Relatorio Adriano CONSERVANTES E RECONSTITUINTES
869 palavras
4 páginas
RelatórioCONSERVANTES E RECONSTITUINTES
Alunas
Viçosa
Conservantes e Reconstituintes
Introdução
A adição de substâncias estranhas à composição normal do leite está ligada a fraudes que podem ocorrer desde a fonte de produção até a fase de comercialização. Tais substâncias são classificadas de várias maneiras, de acordo com a finalidade de seu uso. Pode-se tratar de substâncias conservadoras e substâncias reconstituintes da densidade.
No caso de conservantes, normalmente se utilizam substâncias químicas ou outros agentes, os quais exercem ação sobre o desenvolvimento de microorganismos: freiam o seu desenvolvimento e/ou multiplicação. Os mais utilizados são: ácido bórico e seus sais, ácido salicílico e seus sais, água oxigenada, bicromato de potássio, formol, cloro e hipocloritos. No caso de reconstituintes as substâncias mais empregadas são: amido solúvel, sacarose, cloreto de sódio, soro do leite e urina.
Entretanto, a utilização destes métodos se tornam fraudes quando a legislação não os permite.
Objetivo O objetivo da aula foi verificar a presença de vários conservantes e reconstituintes no leite cru refrigerado.
Material e métodos
Peróxido de Hidrogênio (Método Guaiacol)
O leite foi pipetado no volume de 10mL e transferido para um tubo de ensaio, este tubo foi levado para ser aquecido em “banho maria” a 35°C por 2 minutos. Após o aquecimento foram adicionandos 2mL de sol. hidroalcoólica de guaiacol 1% seguido de mais 2ml de leite cru. A análise foi finalizada com a realização da leitura: rosa salmão (+) e branco (-)
Formol
O leite foi pipetado no volume de 5ml e transferido para um tubo de ensaio, em seguida, foram adicionandos 3ml de sol. Floroglucina 0,2% e também 1ml de sol. de NaOH 10%. A análise foi finalizada com a realização da leitura: rosa/alaranjado (+) e branco (-).
Alcalinos
O leite foi pipetado no volume de 5ml e transferido para um tubo de ensaio. A este tubo foi adicionado 5ml de álcool etílico absoluto e 5 gotas de ácido