Relatorio 6 certo
Campus de cornélio procópio
Engenharia elétrica
Laboratório de física 1- e11
prática nº 06 – trabalho e energia cinética
(MRUV)
Autores:
Juliana Bertello Zarpelam
Calos H. Borges
Giulia A. Ferri
Mariana Arruda
Cornelio procopio
2012
1. Título
Trabalho e Energia Cinética
2. Objetivos
Comprovar o Teorema Trabalho-Energia Cinética.
3. Material Utilizado
Trilho de ar;
Carrinho deslizante;
Sensores fotoelétricos;
Gerador de fluxo de ar;
Chave inversora;
Cronômetro Digital;
Pesos aferidos;
Porta pesos
4. Procedimento experimental
Para inicializar o experimento, foi necessário montar o equipamento que dá suporte à realização da prática em estudo: primeiramente, colocou-se o carro deslizante sobre o trilho de ar, verificaram-se as posições dos sensores no trilho, as quais deveriam estar a 100,0 mm do centro do carro até o primeiro sensor, o espaçamento entre os sensores restantes deveria ser de 100,0 mm entre si. Após o ajuste das posições, os dispositivos foram conectados entre si de acordo com o esquema fornecido por um diagrama contido no cronômetro digital para a função 2 (F2) – Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV).
Como esse experimento tem o objetivo de comprovar o Teorema Trabalho-Energia Cinética.
Antes de começar o experimento verificou-se se o primeiro tempo mensurado era equivalente à metade do último tempo, pois de acordo com a equação horária, posição em função do quadrado do tempo, quando o deslocamento é quatro vezes maior ao deslocamento inicial, o tempo final deve ser duas vezes maior que o tempo inicial.
Após, tudo estar em seu devido lugar, iniciou-se o experimento: com o cronômetro digital configurado para a contagem, desligou-se o eletroímã, e deu-se o início ao movimento, através da aceleração causada pela massa do porta-peso somada à massa da primeira arruela (massa suspensa). Enquanto o carro deslizava sobre o trilho, o cronômetro marcava os instantes de tempo para cada