Relatorio 3 quimica analitica
Faculdade de Ceilândia – FCE
Química Analítica – Prof. Marcelo
Relatório 3
Dosagem de AAS em comprimidos
Adara R. D. Cerqueira – 14/0015001
Ana Clara Lucas Boschini – 14/0015914
Ana Luisa – 14/0015973
Leandro Trindade – 14/0062343
Thais Lorrayne C. Campos – 14/0163492
1) Seus efeitos analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios são devidos às associações das porções acetil e salicilato da molécula intacta, como também a ação do metabólito ativo salicilato. O efeito antiagregante plaquetário deve-se a sua capacidade de doar do grupo acetil à membrana plaquetária e à inibição irreversível da enzima ciclooxigenase. Inibe a atividade da enzima ciclooxigenase o que diminui a formação de precursores das prostaglandinas e tromboxanos a partir do ácido araquidônico. Embora a maioria de seus efeitos terapêuticos possa dever-se à inibição da síntese de prostaglandinas em diferentes tecidos, existem outras ações que também contribuem.
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS
Descrição física: pó cristalino branco
Odor: inodoro
Massa molecular: 180,15
Densidade relativa: 1,4g/mL
Ponto de fusão: 135°C
Ponto de ebulição: 140°C
2) Neste experimento, o teor de ácido acetilsalicílico num comprimido é determinado através de sua titulação com uma solução padronizada de hidróxido de sódio, sendo que a reação de neutralização é a seguinte:
C8O2H7COOH(alc/aq) + NaOH(aq) C8O2H7COONa(aq) + H2O(l)
3) Os indicadores ácido-base são substâncias naturais ou sintéticas que têm a propriedade de mudarem de cor em função do pH do meio. O pH é o potencial hidrogeniônico, ou seja, refere-se à concentração de íons [H+] (ou H3O+) em uma solução. Quanto maior a quantidade desses íons, mais ácida é a solução. Desse modo, os indicadores apresentam uma cor quando estão em meio ácido e outra cor quando estão em meio básico.
A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais