Relatorio 2 de mecflu
PME – Mecânica dos Fluidos I Laboratório 1 Balanceamento de Rotor Rígido Professor Walter Ponge Ferreira
Turma 25
Abril/2015
Resumo Os escoamentos turbulentos (com número de Reynolds acima de 4000) são os escoamentos mais observados na prática e, portanto, é muito importante o seu estudo.
O comportamento dos escoamentos turbulentos difere do comportamento dos escoamentos laminares, principalmente quanto a perda de carga e rugosidade em diferentes vazões.
Nessa experiência, estudamos os escoamentos turbulentos, que visa o entendimento da perda de carga em escoamentos viscosos. Através da medida de massas, tempo e distância, é possível calcular uma grande quantidade de fatores associados. Primeiramente, serão calculadas as vazões, tais medições podem ser feitas de forma direta ou indireta. A primeira forma tem como métodos a pesagem de uma quantidade do fluido, sua medição volumétrica, o uso de equipamentos de deslocamento positivo, entre outros. Já a forma indireta tem como métodos a medição por diferencial de pressão, caso do medidor que iremos estudar no laboratório.
Após analisar as medidas das vazões, juntamente com as velocidades e número de Reynolds turbulentos, determinamos: a viscosidade, as linhas piezométricas e de energia, a perda de carga e a rugosidade equivalentes dos tubos. Posteriormente, comparamos os resultados obtidos com as cotas do menisco de mercúrio, os valores encontrados na literatura e normas técnicas. Por fim, desenvolvemos o estudo de como o seria a curva da medição de querosene a 20
C, e determinamos como seria a vazão
0
hipotética do álcool etílico a 36
C.
Índice 1.
2.
3.
4.
5.
6.