Relatorio 1
THYAGO EDUARDO LOPES BARBOSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo:
Este relatório apresenta aplicação e dados experimentais sobre o lançamento de projéteis horizontamente. O projétil utilizado para descrever o movimento foi uma esfera (ponto material) cuja análise pode ser feita através do plano carteziano, a princípio com uma velocidade inicial igual a zero. Patindo desse ponto, avaliando três variáveis: lançamentos, tempo e alcançe, desprezando-se a resistência do ar.
Introdução:
O Lançamento horizontal pode ser interpretado com características intuitivas. Trata-se da ação da aceleração gravitacional em relação ao eixo das abiscissas com sentido vertical para baixo. A trajétoria descrita pelo projétil é uma parábola. A interpretação geométrica do movimento é a resultante entre os dois eixos do plano carteziano.
De forma simples, este movimento pode ser observado no cotidiano, numa partida de futebol, por exemplo, quando o goleiro lança a bola para o atacante, a mesma descreve uma trajetórica parabólica, em que o vértice da parábola é a altura máxima da bola e a distância entre o goleiro e o atacante é o alcance total.
Abordagem teórica:
A imagem acima descreve o comportamento do projétil.
Durante a subida a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura máxima) onde, e desce aumentando a velocidade. O alcance máximo é a distância entre o ponto do lançamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0. Vale também ressaltar que um movimento vertical a velocidade é variavel; na subida o movimento é retardado, porque a velocidade e a aceleração têm sentidos opostos. Enquanto na descida, trata-se de um movimento acelerado. Cuja aceleração e velocidade têm o mesmo sentido.
Procedimentos experimentais:
-Materiais:
-Esfera -Lançador -papel carbono - Trena
- papel almaço - Cronômetro
- Pesos
Inicialmente mediu-se com a trena a altura de onde seria