Relatorio 1
Um átomo sofre modificações quando há perda ou ganho de elétrons no sistema, ou na liberação e/ou absorção de energia. Quando não existe isto o átomo é chamado de neutro, pois o número de prótons e elétrons são os mesmos, obtendo a carga elétrica sobre o corpo nula.
O corpo eletrizado pode ser de duas formas positivamente e negativamente, sendo que o corpo eletrizado negativamente possui um número de elétrons maior que dos prótons, com isto a carga elétrica seja negativa. Sendo que o corpo eletrizado positivamente possui um número de prótons maior que dos elétrons, com isto a carga elétrica seja positiva.
Eletrizar um corpo é torna diferente o número de prótons e de elétrons, sendo adicionado ou reduzido o número de elétrons. Definindo o número de carga elétrica de um corpo (Q) pela relação:
Sendo: Q= Carga elétrica, Coulomb no SI n = quantidade de cargas elementares e= carga elétrica elementar ()
A eletrostática é descrita por dois princípios sendo de atração e repulsão de cargas, sendo que cargas de mesmos sinais elas se repelem e cargas de sinais opostos se atraem. A soma de todas as cargas existentes será sempre constante, ou seja, não há perdas.
Possui três formas de eletrização sendo elas por atrito, indução e contato. Por atrito é quando dois elementos são atritados, ocorre uma transferência de elétrons uma para outra, com tudo a que recebe elétrons adquire carga elétrica negativa e que está perdendo elétrons adquire carga elétrica positiva. Por contato é quando dois corpos entram em contato entre si sendo pelo menos um deles eletrizado, são postos em contato, a carga elétrica tende a se estabilizar, sendo redistribuída entre os dois, fazendo com que ambos tenham a mesma carga, inclusive com mesmo sinal. Eletrização por indução é baseado no princípio da atração e repulsão, ocorre apenas quando há uma aproximação entre um corpo que foi eletrizado que é o indutor a um corpo neutro que possui suas cargas iguais (prótons e elétrons) é induzido.