Relatorio 01 Campo El Trico
Aula Experimental - Gerador de Van de Graaff
1. Acendendo uma lâmpada – Rompimento da rigidez dielétrica do ar
Ligando o gerador de Van de Graaf e aproximando a lâmpada fluorescente, percebe-se que a mesma pisca. Isso se deve ao fato de que o gerador produz carga estática, e coma aproximação da lâmpada, a carga concentrada no exterior da esfera eletrizada é transferida para os pólos. Passa uma corrente elétrica estática para a lâmpada. A mão que segura a fluorescente serve como aterramento.
2. Chafariz com bolinhas de papel
O papel tem carga neutra, por isso adquire a mesma carga do globo. Como o globo é positivo e o papel picado também adquire carga positiva, é gerado um campo de repulsão. Com isso, cria-se um efeito de chafariz.
3. Elevando tiras de papel – Distribuição de cargas elétricas
Mesmo conceito do experimento anterior, as tiras de papel adquirem a mesma carga do globo, gerando repulsão.
4. Simulando um para raios
Com um percevejo fixado na esfera menor e aproximando da esfera maior (com o percevejo para o lado oposto da esfera maior) faíscas aparecem entre as duas esferas. Conforme girávamos a espera menor, as faíscas seguiam a mesma. Quando encontravam o percevejo, as faíscas cessaram. Verificamos que há grande concentração de carga positiva em regiões pontiagudas. O campo elétrico ao redor atinge determinado valor, ionizando o ar em sua volta e torna-o condutor, com isso, há descarga elétrica no ar.
5. Arrepiando os cabelos de uma pessoa – Eletrização por contato
As cargas positivas se acumulam nas pontas dos cabelos, gerando repulsão da esfera maior. Com isso observa-se que os fios de cabelo levantam.
6. O torniquete
Nas pontas do torniquete o ar se ioniza, causando repulsão entre íons da ponta e cargas com mesmo sinal. O sentido do giro é contrário ao das pontas.
Experimento 1 – Acendendo uma lâmpada
Experimento 3 – Elevando tiras de papel
Experimento 4 – Simulando um para raios
Experimento 5 - Arrepiando os cabelos de uma