RELATO RIO DE QUI MICA ARTHUR
QUÍMICA EXPERIMENTAL
PURIFICAÇÃO DA ÁGUA
ALUNO(A) : MARCÍLIO OTÁVIO NASCIMENTO NETO
1O ANO B – MIRAMAR
PROF(A): HAILTON MUNIZ
DATA DE REAIZAÇÃO: 13 DE MAIO DE 2015
DATA DE ENTREGA: ......./....................../...........
OBJETIVO:
Mostrar ao aluno os principais procedimentos utilizados numa estação de tratamento de água para purificação da mesma.
INTRODUÇÃO:
Setenta e cinco por cento da matéria na superfície terrestre é constituída de água, sendo, portanto, a substância mais abundante da natureza.
Na temperatura ambiente, a água é um líquido insípido e inodoro. Submetendo-se 1000 mL de água a uma pressão de 2 atmosferas o volume será reduzido de 0,05 mL. A água solidifica-se a 0 ºC, formando gelo cristalino, e seu ponto de ebulição à 1 atm é de 100º C. A densidade da água, a 4 ºC é igual à 1 g/cm³.A água é um solvente polar, portanto, dissolve compostos iônicos e polares. Não dissolve substâncias apolares.
A água conforme é encontrada na natureza, contém impurezas em suspensão e impurezas dissolvidas (geralmente gases e sólidos). As impurezas insolúveis são separadas por filtração e as solúveis por destilação.
MATERIAL:
Frasco com água impura
Funil de vidro
Areia
Carvão ativo
Papel filtro
Proveta
Sulfato de alumínio
Hidróxido de cálcio
Garrafa PET e algodão
DADOS EXPERIMENTAIS
ANÁLISE:
No início do procedimento percebemos que a água estava muito suja, além de imprópria para vinculaçao. Após colocar-mos os materiais citados percebemos que a água estava se alterndo cada vez mais no decorer do processo, até que em sua última etapa era de percebemos a transparência na água além de está sem odor.
PROCEDIMENTO:
Medir aproximdamente 250 ml de água impura e anotar o volume na tabela;
Examinar as propriedades indicadas na tabela e anota-las.
A- Decantação:
Efetuar a pesagem em um vidro de relógio de 3g de sufato de alumínio e em outro vidro de relógio 2g de hidróxido de cálcio;
Transferir a água da