Relato reflexivo: regência
Sabemos que o estágio é um espaço muito curto de tempo na sala de aula, mas, ao mesmo tempo, é muito para não fazermos nada. Assim, precisávamos pensar qual seria a nossa contribuição para os alunos daquela escola. Preparamos nossas primeiras aulas pensando na criticidade do aluno da educação básica sobre o ensino de língua estrangeira. Queríamos que os alunos se questionassem o porquê de estudarem a língua inglesa, qual a sua importância, e situações que eles poderiam precisar do inglês sem sair do país, principalmente as novas opções de lazer que eles teriam caso dominassem o inglês. Queríamos que não só eles entendessem o porquê de se aprender, mas que eles quisessem aprender inglês.
Nosso plano na primeira aula foi bem planejado, mas aconteceu já no primeiro dia um desencontro com a direção da escola, que liberou as aulas mais cedo, porque naquele dia por motivo de alguns professores estarem tendo aula de formação continuada, a turma que iríamos dar duas aulas estaria sendo liberados antes do horário previsto, tivemos então, que ministrar somente uma aula naquele dia, e apesar do contratempo os alunos reagiram bem ao conteúdo e se mostraram com vontade de aprender inglês.
Ainda na primeira aula, falamos da importância de se praticar o uso da língua e apresentamos a eles algumas frases que eles poderiam ser usadas em sala de aula, bem como:
• What does __________ mean?
• May I drink some water?
• How can I spell _________?
• How can I say _________ in English?
Essas perguntas foram elaboradas para tentar criar um ambiente de uso e aguçar a curiosidade dos alunos. Perguntamos o que nós poderíamos trazer para eles no que diz respeito a material de inglês e curiosamente em três turmas nos foram pedidos o alfabeto em inglês, então dissemos que na aula seguinte traríamos em xerox para não gastar muito tempo copiando no quadro. No primeiro dia tudo pareceu correr bem, os alunos entenderam a importância e mostraram querer, mas