Relat rio01 de laborat rio
3657 palavras
15 páginas
RELATÓRIO SOBRE ENSAIOS DE AGREGADOSAluno: Afranio Rodrigues
Turma: ARQ 0701N
Unidade: Bonsucesso
Turno: Noite
Professor: Frederico Coelho
ENSAIOS DE AGREGADOS
Afranio Rodrigues Lopes
Aluno do curso de engenharia civil, UNISUAM Afranior272.0@gmail.com
ÍNDICE
1 Objetivo
2 Granulometria Geral
3 Granulometria do agregado graúdo (brita) e do agregado miúdo (areia)
4 Massa específica aparente - Agregado miúdo (areia) seco e solto - Agregado miúdo (areia) seco e compactado - Agregado graúdo (brita) seco e solto - Agregado graúdo (brita) seco e compactado
5 Massa específica real - Agregado miúdo (areia) pelo método do frasco de Chapman - Agregado graúdo (brita) pelo método do picnômetro - Agregado graúdo (brita) pela norma NBR NM53 (saturado, superfície seca saturado internamente, seco ao ar, seco em estufa)
6 Umidade do agregado miúdo (areia) pelo método do frasco de Chapman
7 Umidade do agregado miúdo (areia) pelo método do aparelho de Speedy
8 Inchamento do agregado miúdo (areia)
1 OBJETIVO
Os agregados são materiais granulares, sem forma e volume definidos, que juntos com cimento e água compõem o concreto. As características dos agregados influem diretamente na qualidade do concreto. O objetivo dos ensaios é identificar características do agregado através da análise de amostras do mesmos.
Os ensaios que fazem parte deste relatório são: granulometria geral, granulometria de agregado graúdo (brita) e granulometria de agregado miúdo (areia), massa específica aparente de agregados secos (solto e compactado), massa específica real de agregados, e inchamento de agregado miúdo (areia).
2 GRANULOMETRIA GERAL
INTRODUÇÃO
Granulometria é a distribuição, em porcentagem, dos diversos tamanhos de grãos. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades das argamassas e concretos.
A granulometria é determinada através de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série