Relat Rio Tukesgee
988 palavras
4 páginas
INTRODUÇÃOPesquisas que pouco levaram em consideração os efeitos danosos para as pessoas usadas na experimentação têm uma longa história, especialmente quando os sujeitos da pesquisa são pobres, escravos, condenados à morte, prisioneiros ou envolvidos em situações de guerra.
As pesquisas biomédicas do século XX trouxeram avanços enormes que beneficiaram em larga escala a humanidade. Muitos destes avanços, porém, foram obtidos em pesquisas realizadas com experiências em seres humanos, sem o consentimento destes, expondo-os muitas vezes a riscos e danos, ou até cometendo atrocidades, provocando extremas dores e sofrimentos, especialmente na Segunda Guerra Mundial. Diante deste fato, foram levantadas questões éticas sobre os limites da pesquisa, sobre os direitos e a dignidade do sujeito humano pesquisado e sobre a necessidade de equilíbrio entre riscos e benefícios. Vários documentos internacionais foram criados para regulamentar eticamente pesquisas em seres humanos, visando evitar possíveis abusos. Os principais documentos internacionais que orientam a realização de pesquisas clínicas à luz da ética são: o Código de Nuremberg (1947), a Declaração de Helsinque (1964) e suas atualizações (1983, 1989, 1996 e 2000), o Relatório Belmont (1978) e as Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisas Envolvendo Seres Humanos (1993)
Este trabalho visa relatar a falta de ética no caso de Tuskegee, em Macon, nos Estados Unidos, no qual homens negros foram submetidos sem conhecimento e consequentemente consentimento, a uma pesquisa que duraria suas vidas inteiras, na qual foram enganados, levados a acreditar que se tratava de um tratamento e que seriam curados, ficando desprovidos de cuidados, apenas observados na progressão de sua doença até a morte.
DISCUSSÃO
O filme “Cobaias”, 1997, Anasazi Productions, se baseia no “Estudo Tuskegee de Sífilis Não-Tratada em Homens Negros”, mais conhecido como Caso Tuskegee, que ocorreu no Condado de Macon, Alabama, Estados Unidos, de