Relat rio Salmonella
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
ANÁLISE DE SALMONELLA
Daniela Goetze e Valentina Tasende
INTRODUÇÃO
A Salmonella é um gênero de bactérias que se contituem como a principal causa de surtos de origem alimentar tanto nos Brasil como nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. A doença causada por essa família de bactérias é conhecida como Salmonelose, transmitida através da ingestão de alimentos contaminados por fezes. Por esse motivo, a presença da salmonela em alimentos pode indicar más condições higiênico sanitária durante o processamento ou armazenagem.
OBJETIVO
Identificar presença ou ausência de salmonela através de análises realizadas em um ovo caipira.
METODOLOGIA
Pré-enriquecimento: 25g da amostra foram pesada em 225ml de água peptonada 0,1% e incubados a 37ºC durante 24 horas.
Enriquecimento seletivo: Após homogeneização 2 alíquotas de 0,1 ml e 1 ml foram pipetadas em tubos contendo 10ml de caldo Rappaport Vassiliadis e outro tubo contendo 10ml de Selenito Cistina, respectivamente.
Enriquecimento Seletivo Diferencial: dos 10 ml de cada tubo foram retirados alíquotas de 0,1 ml de casa tubo para serem pipetados em placas de ágar Xilose Lisina Desoxicolato (XLD) e placas de ágar Bismuto sulfito (BPLS). Estas placas foram incubadas a 37ºC por 24 horas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A amostra não apresentou presença de salmonella, como era esperado. O resultado indica que apesar de se tratar de um ovo caipira, as galinhas originárias do ovo foram provavelmente vacinadas corretamente, mantidas em estabelecimentos com condições higiênico sanitárias adequadas e alimentadas com uma ração enriquecida com antibióticos além de água livre de contaminação e coliformes fecais. Como não pode-se ter certeza de que todas estas condições são colocadas em prática quando se trata de galinhas caipiras, é importante que ao consumir ovos caipiras estes sejam cozidos a uma temperatura superior a