Relat Rio Raiox
1651 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO- UFOPINSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS- ICEB
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA- DEQUI
QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA À METALÚRGICA/QUI -137
ESPECTROMETRIA ATÓMICA DE RAIOS- X
APLICADA À METALURGIA
Alunos: Eduardo Togni Raissa Capanema Professora: Roberta Froes
INTRODUÇÃO
No decorrer dos anos, o conhecimento tem alcançado grandes dimensões e a ciência, baseada no trabalho conjunto de pesquisadores com elevado grau de especialização, tem se tornado uma atividade eminentemente multidisciplinar. Assim sendo, a Química Analítica, área responsável pelo desenvolvimento de novas metodologias de análise, aplicáveis aos mais variados campos da pesquisa científica e em laboratórios de rotina, exerce um lugar relevante nesses grupos multidisciplinares, já que, dentro do contexto das ciências exatas há uma grande necessidade de contar com ferramentas analíticas para determinação quantitativa e qualitativa de espécies químicas contidas em ampla variedade de amostras (NAGATA et al., 2001).
A primeira evidência da aplicação de raios-X para análise elementar foi descrita por BARCKLA no começo do século passado, a partir da observação dos espectros característicos de raios-X (RIBEIRO, 2006).
No contexto das novas técnicas analíticas instrumentais, a espectrometria de fluorescência de raios-X progrediu bastante. Pode-se dizer que a FRX hoje está bem disseminada na comunidade científica, por sua habilidade em determinar elementos químicos, geralmente de forma rápida, sem destruir a matriz, com baixo custo operacional e mínimo, ou mesmo nenhum, preparo da amostra.
A FRX também é bastante utilizada em aplicações industriais, que freqüentemente requerem rotinas analíticas rápidas para controle de qualidade de seus produtos, assim como as análises exploratórias utilizadas em geologia. Permitea análise de ligas, pigmentos, rochas, cerâmicas e inúmeros outros materiais que compõem obras artísticas,