Relat rio Preparo do Extrato e Determina o do C lcio Presente no Solo
Introdução: As quantidades de cada nutriente são variáveis, mas todos eles são igualmente importantes.
Os micronutrientes são requeridos em pequenas quantidades, de miligramas e microgramas. São micronutrientes o boro, o cloro, o cobre, o ferro, o manganês, o cobalto, o níquel, o zinco e o molibdênio.
Os macronutrientes são elementos básicos necessários em maior volume às plantas; o carbono, oxigênio e hidrogênio, são retirados do ar e da água; o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre, são retirados do solo, sob condições naturais.
O Cálcio (Ca) é um macronutriente catiônico e secundário muito importante para o desenvolvimento das plantas, encontrado no solo na forma de carbonatos, sulfatos e silicatos. Os solos calcários, regiões áridas, são os que possuem o cálcio em maior quantidade. Há de se ressaltar que os solos argilosos possuem mais cálcio que os arenosos e que solos orgânicos recentemente drenados normalmente contem muito pouco cálcio. Outra característica importante é que ele se apresenta em concentrações muito baixas nos solos ácidos das regiões tropicais.
Objetivo: Preparar a solução de extrato de solo e determinar a sua quantidade em termos de cálcio.
Materiais:
Vidrarias e Utensílios
Bureta
Erlenmeyer
Balão volumétrico de 250ml
Pipeta graduada 10ml e 5ml e pera
Cápsula de porcelana
Funil
Vidro de relógio
Béquer
Espátula
Proveta 10ml
Reagentes:
Indicador Negro de Eriocromo (erio t)
Extrato de solo
Solução de Edta => MM= 372,24g/mol.
Solução tampão pH 10
Cloreto de Potássio – KCl => MM= 74,5g/mol.
Água destilada
Equipamentos:
Balança
Procedimento:
Preparo do extrato de solo:
Pesou-se na balança com o auxilio do vidro de relógio e espátula 1,8g de Cloreto de Potássio, pegou-se a pisseta e jateou-se no béquer onde diluiu-se a solução e com o auxilio do funil transferiu-se para o balão volumétrico, até a marca de aferição, onde aferiu-se o menisco.
Depois, pegou-se a