Relat rio Papel 1
César Augusto Gonçalves
Jackeline Souto
Larissa Ciro
Maria Thalita Siqueira
Recife, Novembro de 2011
RESUMO
Este mostra a prática realizada no Laboratório de Controle de Qualidade da Universidade Federal de Pernambuco, onde foram feitas análises da gramatura, resistência ao estouro, resistência ao rasgo, porosidade e absorção de água.
Palavras-chaves: Papel, Ensaios físico-mecânicos.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3. MATERIAIS E MÉTODOS 7
3.1 Materiais utilizados 7
3.2 Procedimento Experimental 7
3.2.1 Gramatura 7
3.2.2 Absorção de água (Teste de COBB) 7
3.2.3 Porosidade 8
3.2.4 Resistência ao rasgo 8
3.2.5 Resistência ao estouro 8
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
4.1 Gramatura 9
4.2 Absorção de água (Teste de COBB) 9
4.3 Porosidade 10
4.4 Resistência a rasgo 11
4.5 Resistência a estouro 11
5. CONCLUSÕES 12
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
O conhecimento das propriedades físico-químicas do papel faz necessário para obtenção de resultados que permitam a previsão do comportamento do material ou produto sujeito a esforços.
A importância desse estudo situa-se na interação dos conhecimentos e aplicação das leis universais da Física e da Química na explicação dos fenômenos biológicos inerentes a vida. Por conseguinte a composição do papel, sua estrutura e os vários componentes que compõe as propriedades físico-mecânicas dos materiais.
Os principais ensaios realizados no controle de qualidade do papel são gramatura, resistência ao estouro, resistência ao rasgo, porosidade e absorção de água.
A gramatura é a massa do papel expressa em gramas por metro quadrado (g.m-2). A medição se realiza, em corpos de prova condicionados, por meio de uma balança analítica ou uma balança na qual é possível ler diretamente a massa em gramas por metro quadrado, quando se pesa uma folha de área