Relat Rio Multimidia
Muitos formatos diferentes são usados para a representação de imagens em arquivos. Os formatos de imagem sempre partem da representação destas como um arranjo retangular de pixels, chamado de Mapas de Pixels. Fala-se em mapa de bits no caso de imagens com um bit por pixel.
O trabalho com imagens em multimídia requer uma escolha cuidadosa de um formato adequado para os arquivos da imagem. As seguintes características dos formatos de arquivos de imagens são particularmente importantes:
Número de cores suportadas: Alguns formatos chegam até 256 cores, enquanto formatos de cores verdadeiras chegam a 16M cores.
Resoluções: As resoluções suportadas geralmente começam no padrão VGA mínimo de 320X200, podendo chegar às resoluções de milhares de linhas, características dos filmes fotográficos;
Nos primórdios, os computadores eram capazes de exibir apenas linhas de texto. Com o aperfeiçoamento constante de recursos gráficos, tanto de hardware quanto de software, formas e cores variadas passaram a fazer parte da rotina de quem utiliza estas máquinas, situação que, aos poucos, resultou no surgimento de formatos variados de imagens. Muito destes se popularizaram com a internet. É o caso dos padrões JPEG, GIF e PNG.
Segue detalhamento de cada um deles:
JPEG=> O formato JPEG, cuja sigla significa Joint Photographic Experts
Group. É um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição. Neste formato, quanto maior o nível de compressão, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será a qualidade da imagem.
Arquivos em JPEG geralmente são utilizados com as extensões.jpg (mais frequente) e .jpeg, podendo haver outras de acordo com os algoritmos utilizados GIF=> Usado para distribuição comercial de imagens com compressão