Relat Rio Fabiana
CURSO: TÉCNICO EM QUÍMICA
DISCIPLINA: ORGÂNICA - PRÁTICA
TURMA: C PROF.ª: FABIANA FONSECA
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO:
Produção de biodiesel.
Componentes do grupo:
Jéssica Vargas
Naiara Fabíola
BELO HORIZONTE
2015
Produção de biodiesel
INTRODUÇÃO
A técnica que desenvolvemos neste relatório visa a obtenção de ésteres artificiais, os quais são facilmente caracterizados por possuírem aroma de frutas e flores . Éster é uma classe de compostos orgânicos, cujas moléculas o grupo acilato (COOH) ligado a dois radicais orgânicos (iguais ou não ) a um radical orgânico e um hidrogênio. Os grupos acilato dispõem-se na cadeia carbônica como um grupo carbonilo ligado ao oxigênio (heteroátomo). Assim, a fórmula geral dos ésteres é RCOOR.
Semelhante à classe dos enóis a muitos ésteres possuem odor agradável característicos de frutos e podem ser obtidos através dos extratos de plantas que tem na sua composição ésteres de ácidos carboxílicos e álcoois de baixa massa molecular.
O acetato de amila é representado pela fórmula CH3COOCH2CH2CH2CH2CH3, caracterizado por apresentar leve aroma de banana. É obtido através da reação de álcool amílico com ácido acético. Muito utilizado como solvente e fixador de diversas essências artificiais. Os acetatos geralmente são nocivos à saúde, especialmente pelo alto teor de toxicidade, por isso o manuseio dessa substância deve ser feito de forma especial.
Para a realização deste experimento deveria-se usar o sistema de refluxo no qual há o aquecimento de um solvente para submeter um material a extração, em um aparelho dotado de um recipiente onde será colocado o material e o solvente acoplado a um condensador, que é mantido frio por água fluindo em um revestimento ao redor da parede externa. As gotas condensadas caem novamente na solução de forma que o solvente evaporado durante o processo seja recuperado - retornando ao conjunto - e o princípio ativo seja