Relat Rio Ergonomia
A ergonomia é a ciência que estuda a adaptação das ferramentas às características do corpo humano, pois envolve desde o conforto do piloto como também sua acessibilidade aos diversos acessórios dentro do carro e segurança do mesmo. A ergonomia dos bajas devem seguir as regras impostas por cada competição, como posições obrigatórias e outras recomendadas que as equipes devem seguir. As escolhas da posição das ferramentas do carro variam de equipe para equipe, dependendo do estudo feito com o piloto e de como podem adequar as ferramentas do carro para dar praticidade e conforto, sempre dentro das regras de cada competição.
Algumas ferramentas que auxiliam na ergonomia são: Para a análise de trabalhos com carga estática, existe uma ferramenta, que é a NIOSH, para trabalhar a análise de postura existe a ferramenta OWAS que, além de analisar posturas mais propensas a levar a uma lesão, também é muito simples de ser aplicado. O RULA é uma ferramenta que permite avaliação detalhada de membros superiores, sendo usada em trabalhos que exigem movimentação contínua destes membros. O REBA já engloba a análise de posturas imprevisíveis de corpo inteiro. Além de analisar o trabalho repetitivo e a força muscular, seu diferencial é que permite analisar tanto as posturas estáticas quanto as dinâmicas. O Strain Index foi escolhido pois analisa o trabalho repetitivo de membros superiores, esforços físicos aplicados na musculatura recrutada e, principalmente, pelo esforço psíquico ao realizar o trabalho.
O RULA é uma ferramenta usada para análise ergonômica, com o objetivo de precaver lesões musculoesqueléticas. Ele avalia situações que possam levar os indivíduos a riscos de disfunções, relacionadas a posturas extremas, força excessiva e atividades musculares (esforços repetitivos), dando ênfase nos membros superiores. Esta ferramenta usa critérios de escore para classificar o grau de risco, que varia de 1 a 7, onde pontuações altas indicam aparentemente