Relat Rio Entrevistas
Adriana Moreira, Lorena ,Rodrigo T. Pereira, Renato Nardelli.
Introdução.
Este relatório apresenta os resultados da pesquisa realizada com acadêmicos e bacharelados em Engenharia.
Esta pesquisa, realizada nos meses de fevereiro e março de 2015, mapeou as principais percepções, expectativas e promessas para a vida do acadêmico em engenharia, bem como o que podem esperar do futuro.
Estamos certos de que as conclusões desta pesquisa serão muito úteis e agregarão informações e conhecimentos relevantes ao acadêmico de engenharia para enfrentar as dificuldades que possam encontrar durante e após a vida acadêmica.
Nesta oportunidade agradecemos a valiosa colaboração das 6 pessoas que contribuíram com seus depoimentos sobre o mercado de trabalho e a vida acadêmica do Engenheiro.
Metodologia
Para esta pesquisa foram entrevistados 3 profissionais formados em diferentes áreas da engenharia como: Civil, Computação, Mecânica e de Produção Industrial. E foram entrevistados 3 acadêmicos de diferentes períodos e áreas da Engenharia.
Objetivo da Pesquisa
A pesquisa foi realizada para o curso de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção na matéria de Introdução a Engenharia. E tem como objetivo de apresentar, de forma condensada, as diferentes percepções que são elaboradas por acadêmicos e bacharelados em Engenharia, bem como as dificuldades e prazeres encontrados durante a vida acadêmica.Acreditamos que os resultados desta pesquisa poderão influenciar positivamente ao dia a dia do acadêmico de engenharia e, sobretudo, auxiliar para uma melhor percepção deste mercado de trabalho.
Resultados:
Para os entrevistados o que foi mais relevante na escolha da profissão, foi a curiosidade e vontade de construir coisas, e o fato de que a engenharia é um curso amplo, que permite ao profissional atuar em diferentes áreas.
A vontade de descobrir como eram construídas as pontes, prédios e grandes estruturas;
O desafio em projetar e construir novos artefatos e o mercado