Relat rio Determina o da Acidez do Vinagre
Introdução: O termo vinagre deriva-se do francês “vinaigre” quer dizer vinho agre ou azedo. O vinagre é um composto bastante usado na fabricação de vinhos. Entretanto é um composto bastante usado no preparo de alimentos.
A produção do vinagre envolve três tipos de alterações bioquímicas; fermentação alcoólica de um carboidrato; oxidação do álcool até ácido acético; carbonização de álcool.
O grau alcoólico do vinagre representa o resíduo do processo de acetificação. Todo vinagre deve ter um pouco de álcool, caso contrário às bactérias acéticas, na ausência de um substrato alcoólico, podem degradar o ácido acético produzido com prejuízo para o próprio vinagre.
A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do vinho no processo de acetificação.
O ácido acético é um líquido incolor de cheiro irritante e penetrante e sabor azedo, que é quimicamente denominado de ácido etanoico e sua fórmula é H³C – COOH; um composto pertencente ao grupo orgânico dos ácidos carboxílicos.
Objetivo: Determinar a concentração de ácido acético na amostra de vinagre pela técnica da titulação.
Materiais:
Vidrarias e Utensílios
Bureta
Erlenmeyer
Suporte universal e garras
Balão volumétrico de 250ml e 200ml
Pipeta graduada 10ml e 5ml
Pipeta volumétrica 25ml
Pera
Funil
Vidro de relógio
Béquer
Espátula
Proveta 50ml
Pisseta
Reagentes:
Indicador fenolftaleína
Solução de Hidróxido de Sódio NaOH – 0,1mol/l
Vinagre
Água destilada
Equipamentos:
Balança
Procedimento: Pesou-se na balança com o auxílio do vidro de relógio e a espátula 1g do reagente hidróxido de sódio, pegou-se a pisseta e jateou-se no béquer onde diluiu-se a solução e com o auxílio do funil transferiu-se para o balão volumétrico, até a marca de aferição, onde aferiu-se o menisco, pegou-se esta solução e colocou-se na bureta.
Após, pegou-se a pipeta graduada e aferiu-se 20ml de vinagre e colocou-se em um balão volumétrico e