Relat Rio Da Coluna Anterior
Na aula prática passada tivemos a oportunidade de conhecer algumas subdivisões da medula espinal. Sendo assim, é importante ressaltar que a substância cinzenta é dividida em corno ou colunas anterior, lateral e posterior. Neste sentido, vale ressaltar que a substância cinzenta é constituída de corpos de neurônios. E exemplificando um pouco mais podemos afirmar que o axônio seria a região branca, o corpo de neurônio seria a substância cinzenta que forma assim o H medular. E sabemos também que o grupo de axônio na maioria mielimizado é constituído por substância branca.
Falando um pouco mais a respeito da substância cinzenta iremos apontar algumas das principais funções dessas divisões apontadas anteriormente. Podemos assim então, afirmar que a coluna anterior apresenta núcleos formados por neurônios motores inferiores que são responsáveis pela inervação motora da musculatura estriada esquelética. Já a coluna lateral apresenta neurônios motores viscerais (=neurônios pré-ganglionares) do sistema nervoso autônomo que se destinam à inervação dos músculos lisos, estriado cardíaco e glândulas. A coluna lateral, entretanto, aparece nos segmentos torácicos e lombares altos. Por fim, a coluna posterior apresenta núcleos formados por neurônios que recebem informações que penetram na medula espinal via raiz posterior. Podemos afirmar portanto, que a coluna posterior contêm neurônios relacionados com as vias sensitivas.
Discorrendo agora a respeito da substância branca afirma-se que a mesma, é dividida em três funículos: anterior, lateral e posterior. E esta substância branca é formada por fibras nervosas mielínicas que formam verdadeiras vias por onde passam os impulsos nervosos que sobem (ascendentes) e descem (descendentes) na medula espinal e que podem ser agrupadas de cada lado, nos funículos anterior, lateral e posterior. Explicando um pouco mais a respeito desta divisão podemos informar que o funículo anterior é situado entre a fissura mediana anterior e o