Relat Rio Da Aula Pr Tica 1 Seg
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 1
SEPARAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
Filtração e extração sólido-líquido
GRUPO:
Anne Caroline Leandro
Cíntia Regina Silva Duarte
Ana Paula Borges
TUTORA: Luciana Souza Santos Durães
PROFESSOR: Aloísio Antônio Alves Benicio
PÓLO: Sete Lagoas
Sete Lagoas 02 de dezembro de 2013
OBJETIVOS
Extrair o Ácido acetilsalicílico dos comprimidos de aspirina®, através da extração sólido-líquido e cristalizar a substância obtida. Introduzir as técnicas de filtração simples e a vácuo, utilização de um solvente para extração de um sólido (ácido acetilsalicílico) e as técnicas de recristalização.
INTRODUÇÃO
A separação de misturas é um importante procedimento físico, onde não há a modificação da natura da matéria. Quando essa mistura é heterogenia, constituída por sólido e líquido, existem vários processos de separação:
Decantação: é um processo onde a fase sólida é mais densa e vai para o fundo do recipiente, sendo assim possível entornar o líquido sobrenadante, fazendo a separação. Exemplo: Mistura de água e sulfato de cálcio.
Centrifugação: é um processo onde a decantação ou sedimentação da substância é mais lenta, sendo acelerada por meio de um instrumento chamado centrifuga. Exemplo: Sedimentação do carbonato de cálcio.
Filtração Simples: é o processo mais usado em laboratórios, onde a separação é feita com auxílio de papel de filtro ou algodão (quando o líquido for mais viscoso), acontecendo à retenção das partículas de maior diâmetro da substância. Exemplo: Separação de água e areia.
Filtração a vácuo: é um processo onde a filtração simples é acelerada com o auxílio de uma bomba de vácuo, permitindo um escoamento mais rápido do líquido. Exemplo: Mistura de enxofre e água.
Extração: é um processo na qual consiste na separação de um componente de uma mistura por meio de solvente. Exemplo: Preparo de chá ou café.
Na nossa prática utilizaremos o processo de filtração simples e a vácuo e a extração