Relat Rio 3 De Tratamento De Agua
Determinação da Alcalinidade e Determinação de Cloro Ativo
2. Objetivos:
Determinar a alcalinidade total e o cloro ativo de uma amostra cedida pela unisinos através da realização de ensaio laboratoriais feitos na própria universidade. Estes experimentos tem como principal finalidade o contato do aluno com a atividade vista em aula e vivenciada na pratica, proporcionando uma aprendizado completo da matéria e vivência das atividades que lhe são solicitadas.
3. Fundamentação Teórica:
Alcalinidade
Alcalinidade é a capacidade que um sistema aquoso tem para neutralizar os ácidos presentes sem prejudicar de forma muito agressiva as atividades biológicas que nele decorrem , chamado de efeito tampão natural de água.
A alcalinidade de substancias aquosas, se da principalmente aos carbonatos, bicarbonato e de forma secundaria aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia. A alcalinidade é a soma da alcalinidade produzida por todos esses íons. Em função da reação química dos íons do bicarbonato com as íons do hidróxido, não é possível a coexistência de três ou mais formas de alcalinidade em uma mesma amostra. Os íons de bicarbonato agem como se fossem um ácido fraco na presença de uma base forte.
HCO3 + OH = H2O + CO3 A importância do conhecimento das concentrações deste íon permite a definição de dosagens de agentes floculantes, fornece informações sobre as características corrosivas ou incrustantes da água analisada. Todos os íon causadores da alcalinidade tem características básica, sendo assim reagente quimicamente com soluções ácidas, ocorrendo a reação de neutralização.
Cloro ativo
O cloro é o sistema mais antigo e ainda o mais usado para limpeza, manutenção da água e tratamento de resido. Sua ação se dá por oxidação celular dos microrganismos e pode ser aplicado na forma de gás, de soluções de hipoclorito ou dióxido de cloro. Ele tem sido empregado como desinfetante primário na maioria das estações que trata água