relat rio 1 press o 2015 01
PRESSÃO
Professor: Thiago Alvarenga
Nome: Driely Pedrosa do Couto. Matrícula: 201301380598
Nome: Jéssica Camila Rocha do Nascimento Matrícula: 201402390262
TURMA: 3110
1. Introdução
Com a finalidade de proporcionar um maior entendimento sobre o conceito de pressão e força, apresentaremos alguns dados e teorias a seu respeito.
Pressão significa uma força que é exercida sobre alguma coisa. Pode também indicar o ato de comprimir ou pressionar.
Na Física, a pressão (p) é uma grandeza que quantificada através da razão entre a força (F) e a área (A) da superfície em questão, onde a força é aplicada, é por definição:
A sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o Pa, em homenagem a Blaise Pascal. A unidade de força é o Newton (N) e a unidade de área é o m2, ambas no SI. A razão entre força e área resulta em N/m2.
1 N/m2 = 1 pascal = 1Pa
2. Objetivo
O objetivo desse experimento é calcular a pressão que o bloco de madeira exerce em uma superfície plana.
3. Esquema de montagem.
- Régua 30 cm com escala de 1 mm;
- Arete;
- Dinamômetro;
- Paquímetro;
- 1 bloco retângulo;
4. Procedimento experimental
O procedimento do experimento foi iniciado com o dinamômetro, no dinamômetro foi preso o grampo para podermos colocar o paralelepípedo de madeira, onde pesávamos o objeto achando então o seu peso “força” em (N). Em seguida, foi calculada a área do paralelepípedo, medindo primeiro a altura dez vezes, e depois a largura dez vezes. As medidas foram feitas com dois objetos de medição régua e paquímetro, achamos os valores de área e de peso “força” e em seguida colocamos nas fórmulas abaixo calculando assim a pressão de cada área, e sua incerteza.
5.