Rela O Entre Distribui O E Transporte
Funcionalidade
O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maioria das empresas, equivalendo a dois terços dos gastos.
Sua funcionalidade real na distribuição é a movimentação dos produtos.
Objetivos
Seu principal objetivo é transportar o maior número de mercadorias, com o mínimo de custo e menor tempo possível, por isso é fundamental para que os objetivos logísticos sejam atingidos.
Importância
Um sistema de transporte eficaz contribui para:
Aumento de competição
Economia de escala
Redução de preços
Escolha do Transporte
Para se escolher o modal certo para o transporte do produto que se deseja entregar, há cinco pontos importantes para se classificar:
Velocidade
Disponibilidade
Confiabilidade
Capacidade
Frequência
Características dos
Modais
Na escolha do transporte é preciso observar também as características operacionais relativas por modal de transporte. Rodovia: O transporte rodoviário oferece rotas de curta distância de produtos acabados ou semiacabados.
Características dos
Modais
Ferrovia: O transporte ferroviário é lento, muito utilizado para transportar matérias-primas e manufaturados de baixo valor para longas distâncias
Aeroviário:
A
grande característica do aeroviário é a alta taxa de frete e as dimensões físicas dos porões de carga dos aviões
Características dos
Modais
Hidrovia: É mais lento que a ferrovia, sofre forte influência das condições meteorológicas e necessita de margens navegáveis. Dutos:
Utilizado
em movimentos de petróleo, derivados e gás. Custo baixo de movimentação, oferece linha de produto limitada.
Transporte próprio ou terceirizado Para decidir entre frota própria ou terceirizada é necessário definir a estratégia melhor para o transporte, pois isso pode representar muito na hora de atender o cliente final. Pensar nas vantagens e desvantagens de cada modelo depende muito da operação a ser realizada, da necessidade e também do nível de