Rel II Fisexp 1

835 palavras 4 páginas
Física Experimental I
Nome: Nathalia Rosa Lopes Data: 22/09/2014
Turma/Horário: Segunda-Feira 08:00 – 10:00
1)Título
Movimento retilíneo em um plano inclinado.
2) Objetivos
O presente estudo tem por objetivo analisar o movimento de um corpo que desce um plano retilíneo e inclinado; determinar a aceleração do mesmo e observar como essa varia conforme o aumento da inclinação do plano. Por fim, deseja-se medir o valor da aceleração da gravidade e comparar esse com o valor esperado teoricamente.
3) Modelo Teórico
O Movimento Retilíneo Uniforme é característico de corpos que se deslocam em trajetória retilínea e que apresentam velocidade constante, ou seja tem aceleração nula. Esse movimento, que é conhecido com MRU possui apenas a posição (geralmente expressa em metros) e o tempo (mais expresso em segundos) como variáveis e essas se correlacionam pela seguinte função horária:
X (t) = x0 + Vt (1)
Onde x é a posição do móvel no instante t e x0 é a sua posição no tempo t=0.
Na maioria das vezes, a posição inicial é convenientemente considerada como sendo o marco zero de uma trajetória orientada, tornando portanto a equação (1) mais simples:
X(t) = Vt (2)
A partir da equação (2) fica fácil calcular-se a velocidade média e/ou instantânea, quando tem-se informações do espaço e do tempo:
V = ∆x (3) ∆t
Um MRU é regido pela primeira lei de Newton que diz: Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.

4)Procedimento Experimental
Para o procedimento, utilizou-se um aparato similar ao da figura 1.
Primeiramente, discutiu-se com os demais grupos a altura ideal para cada experimento. Separou-se um determinado número de blocos que juntos apresentaram uma altura de 6,3cm. Inclinou-se o trilho de ar, levantando-se o ponto 1 e colocando o agrupado de blocos em baixo desse. Mediu-se então as alturas

Relacionados