REINTEGRA O DE MENORES INFRATORES NA SOCIEDADE 1
496 palavras
2 páginas
REINTEGRAÇÃO DE MENORES INFRATORES NA SOCIEDADE Luana Da Luz Dos Santos Daniel Marcelo de Souza Acadêmico do Curso de Direito Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco Luanaluz_@hotmail.com dan_souza77@hotmail.com
OBRA
LIMA, J. D. A.; MINADEO, R. Ressocialização de Menores Infratores: Considerações Críticas Sobre As Medidas Socioeducativas de Internação. Revista Liberdades, n. 10, p. 59-86, mai./ago. 2012.
CREDENCIAIS DA AUTORIA
João de Deus Alves De Lima é advogado, especialista em Direito do Estado, professor Penal e Processual. Mestrando em Ciência Política.
Roberto Minadeo é Doutor em Engenharia de Produção, analista em C&T do CNPq. Professor de Mestrado em Ciências Políticas do Centro, e universitário Euro Americano- UNIEURO.
DIGESTO O assunto do artigo trata de uma maneira crítica a questão de ressocialização de jovens infratores na sociedade, tal como seria a internação desses jovens como medida socioeducativa. Aborda assuntos como a infância desassistida desses jovens, fatores e condições que os levaram a delinquência. Fatores esses analisados desde o período Colonial no Brasil. Aborda também as medidas de proteção enunciadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A obra tem 27 páginas, sendo essas páginas divididas em introdução, tratamento destinado ás crianças e ao adolescente no ordenamento jurídico brasileiro, direitos fundamentais, a questão da ressocialização e por último a conclusão. Segundo os autores, “Muitos defendem que, o delinquente em potencial é sempre aquele que advém das camadas pobres da população, como se o único fator gerador de criminalidade fosse sua condição social”.
CONCLUSÕES DA AUTORIA Analisa o Direito Da Criança e do