Reino Plantae
Os organismos do Reino Plantae são multicelulares e pluricelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior. A estrutura do organismo das plantas constitui os seguintes órgãos: a raiz, o caule, a folha, a flor, o fruto e a semente. Os vegetais são classificados quanto a presença ou ausência de flores. As plantas que não possuem flores e cuja estrutura reprodutora é pouco visível é chamado de criptogramas; e as plantas que possuem flores e cuja estrutura reprodutora é bem visível denominaram fanerógamas.
Os criptogramas são divididos em três grupos:
Talófitas: As Talófitas são chamadas de algas pluricelulares, são plantas que tem um corpo na forma de um talo, e sua estrutura não difere da raiz, caule e folha.
Briófitas: Não possuem vasos condutores de seiva. Plantas que apresentam estruturas simplificadas exercendo as funções de raiz, caule e folha, denominadas rizoide, caulículo e filoide. São terrestres, ocorrendo em ambientes úmidos e de baixa intensidade luminosa, em rochas ou troncos de arvores nas florestas.
O fato de não apresentarem tecido (são avasculares) condutor de nutrientes (sais minerais) e água resulta em um reduzido tamanho, pois o transporte é realizado de célula a célula por osmose e difusão. Dessa forma o tamanho máximo atingido por essas plantas é de aproximadamente 10 a 20 cm.
São encontradas em abundância em matas tropicais.
Pteridófitas: Plantas clorofiladas que possuem raiz, caule e folha diferenciadas, associados a presença de tecidos (vasos) condutores de nutrientes e água (seiva bruta) e de produtos de fotossíntese (seiva elaborada) e por isso denominadas plantas vasculares, o que lhes permitiu atingir tamanhos de ate dezenas de metros.
Avencas e samambaias são os representantes mais conhecidos dessas