Reino de benin
ÍNDICE
Pg. 1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------- 03
2. A ÁFRICA DOS GRANDES REINOS E IMPÉRIOS ------------------ 04
* O reino de Gana: a “terra do ouro” * O império do Mali: o “lugar onde o senhor reside” * Reino do Congo: “Saudações ao Manicongo”
3. REINO DO BENIN: “OS FEITOS DE OBÁ” ------------------------- 07
* Origem * Idade de Ouro * Contato com os Portugueses
4. CONCLUSÃO -------------------------------------------------------- 11
INTRODUÇÃO
A cidade e o império do Benim declinam a partir de 1700, mas revivem no século 19 com o comercio do óleo de palma, dos escravos cativos, e dos têxteis, período conhecido como restauração. Com o intuito de preservar a independência do Benim, o Oba proíbe paulatinamente a exportação de mercadorias, restando apenas o comércio do óleo de palma.
O Benim resiste em assinar o tratado de protetorado com a Grã Bretanha durante os 10 anos (1880 a 1890). Todavia, após o assassinato de dez representantes do império Britânico no território do Benim, chega a Expedição Punitiva, sob o comando do almirante Sir Harry Rawson.
Os ingleses tomam a cidade no ano de 1897, incendiando e destruindo grande parte do patrimônio artístico e pilhando praticamente tudo o que sobrou.
Os bustos, imagens e placas de ferro, entalhes de marfim e principalmente latão, (convencionalmente chamadas de bronzes do Benim) encontram-se espalhadas atualmente pelos museus do mundo inteiro.
A ÁFRICA DOS GRANDES REINOS E IMPÉRIOS
Antes de os europeus escravizarem os africanos, a partir do século XV, e colonizarem a África, no século XIX, diversas sociedades autônomas já existiam nesse continente, ou seja, as sociedades africanas já tinham a sua própria história. Algumas sociedades africanas pré-coloniais, sob o comando de chefes poderosos, ampliaram suas áreas de influência e dominaram outros povos, transformando-se, assim, em impérios e