Reich
Wilhelm Reich (24 de Março de 1896 – 3 de Novembro de 1957)
Foi um psiquiatra e psicanalista austríaco-americano.
Nasceu em 24 de março de 1897, na Ucrânia
Desde cedo, vivendo na fazenda e em contato direto com a natureza, se interessou pelos fenómenos e funções naturais.
Na sua autobiografia de juventude, Passion of Youth, Reich conta que aos quatro anos já sabia o essencial sobre a sexualidade animal e humana, e que nessa idade tentou intimidade erótica com uma criada. Aos onze conseguiu.
Em 1909, a mãe de Willhelm, trai e é descoberta. A partir de então, o pai de Willhelm passou a atormentar e a humilhar impiedosa e diariamente a sua mulher. Ela acabou por cometer suicídio em 29 de setembro de 1910, traumatizando Reich.
Em 1914, seu pai morre. Guerra começa e fuga para Viena.
Após a guerra, presta Direito, mas muda de ideia e vai para a Faculdade e Medicina onde , devido a seu intelecto superior, conclui o curso de 6 anos em apenas 4.
Em 1919, ao preparar um seminário sobre sexologia conhece Freud.
CARREIRA
Em época de guerra, trabalhava na Policlínica Psicanalítica de Viena que oferecia tratamento gratuito às pessoas que não podiam pagar.
A experiência mostrou que era complicado aplicar a Psicanálise no proletariado
Em janeiro de 1929, formou uma sociedade e foram abertas seis novas clínicas de higiene mental com o objetivo de, gratuitamente, orientar as pessoas em questões relativas à, principalmente: . Criação de filhos . Problemas conjugais . Métodos contraceptivos . Dificuldades sexuais e educação sexual
Reich acredita que somente uma transformação da sociedade poderia por fim à miséria social, econômica e psíquica. Assim passou a dedicar-se ao estudo das neuroses.
Neurose é uma epidemia!
Quando Reich se aprofundou nas personalidades neuróticas descreveu-as em três camadas:
1º - Camada superficial controlada, devoção superficial, “da boca pra fora”.
2º - O Inconsciente freudiano reprimido.
3º- Impulsos biológicos não