Regulador de tensao
REGULADORES DE TENSÃO
O DIODO ZENER COMO REGULADOR
DE TENSÃO
O diodo Zener é um dispositivo semicondutor, de dois terminais, diferente dos diodos comuns, tanto na sua construção física, quanto no seu funcionamento.
O Zener possui uma junção maior que a do diodo comum, o que possibilita uma dissipação de potência.
Quanto ao seu funcionamento, foi projetado para operar na região inversa da curva característica e assim sendo, sua polarização normal é a polarização inversa.
Apesar do seu funcionamento diferir um pouco do diodo comum, o Zener pode operar do mesmo modo que o diodo anteriormente estudado. Os diodos que operam na região inversa da curva característica são chamados Zener, ou diodo de referência, ou ainda diodo de avalanche. Por exemplo, um diodo comum de Ge, com uma corrente de 1 mA, dissipa:
Pj = 1 mA x 0,25 V = 0,25 mW
Como o diodo Zener opera com tensões mais elevadas (6 volts), teríamos, com a mesma corrente de 1 mA, a potência:
Pj = 1 mA x 6 V 6 mW
Por este motivo é que a junção do diodo
Zener deve ser maior que a de um diodo comum, a fim de possibilitar uma dissipação maior. O diodo Zener pode ser usado em substituição à válvula VR, como mostra a figura
13-5. Isso se deve à característica do Zener que mantém a tensão constante, dentro de determinados limites, quando está operando na região de Zener.
Funcionamento
CARACTERÍSTICAS DO DIODO ZENER
A diferença essencial, entre um diodo
Zener e um diodo comum, está no grau de definição do ponto (tensão) de Zener.
O diodo Zener possui um joelho de alta tensão, de curvatura bastante acentuada, ao passo que outros diodos possuem uma curvatura mais suave, como se vê na figura 13-1.
Figura 13-1 Curva na região inversa do diodo comum Outra característica importante do diodo
Zener é a maior largura física da junção. A razão de ser desta característica está na potência que a junção pode dissipar.
O diodo comum não deve atingir a zona
Zener,