regressao logistica politomica
Regressão logística politômica: revisão teórica e aplicações Hélio Radke Bittencourt
Resumo
O tradicional modelo de regressão logística tornou-se um método padrão de análise na área das ciências da saúde, especialmente Epidemiologia, pois é capaz de estabelecer uma relação de dependência entre uma única variável-resposta binária e um conjunto de variáveis independentes quantitativas ou qualitativas. A técnica é considerada uma abordagem parcialmente não-paramétrica, não exigindo suposições sobre o comportamento probabilístico dos dados de entrada. Neste trabalho uma extensão da regressão logística para variáveis-resposta politômicas é apresentada, bem como uma revisão sobre os aspectos teóricos mais importantes e aplicações da técnica com a utilização de bancos de dados reais.
Palavras-chave: Regressão Logística, Análise Discriminante.
Abstract
The traditional logistic regression model became a standard method in the medical and biological sciences, especially in epidemiology, because allows modeling of binary response variables only and a set of quantitative or qualitative independent variables. Logistic regression can be regarded as a partially parametric approach, since it assumes nothing about the probability distribution of variables.
This paper describes an extension of the logistic regression to polytomous response variables, as well as presents a revision about the most important theoretical aspects and gives some results obtained when using real databases.
Key-Words: Logistic Regression, Discriminant Analysis.
1 Introdução
Variáveis qualitativas nominais são aquelas que mais limitam a possibilidade de utilização de técnicas estatísticas, especialmente quando o número de categorias
excede dois. É muito comum a utilização de tabelas de contingência para verificação de associação entre variáveis nominais que, geralmente, são acompanhadas do bem conhecido teste Qui-quadrado. A prova