regras básicas de português
1 – O correto é TCHAU e não THAU.
2 – A P ARTIR são duas palavras. Não escreva APARTIR.
3 – COCO não tem acento.
4 – Palavras monossilábicas terminadas em U não são acentuadas. Portanto, não acentue TU, CU.
5 – Antes de P ou B se uma M. Exemplo: campo, tambor.
6 – Só usamos Ç com A, O, U. Exemplo: açaí, aço, açude. Errado: voçê.
7 – As palavras A GENTE se refere a nós. AGENTE é um policial, agente de saúde. Exemplo: Ele falou com a gente. (Ele falou conosco) Ele é o agente 007.
8 – Nunca diga, por exemplo, A gente vamos. O correto é A gente vai. Depois de a gente o verbo é escrito no singular.
9 – MAIS (com I) é uma soma, adição. MAS (sem I) tem o mesmo significado de porém. Tem o sentido de contradição. Exemplo: Você é MAIS bonita do que imaginei. Ela foi à rodoviária, MAS não conseguiu pegar o ônibus.
10 – ATRASADO é com S e não com Z.
11 - MAU, o contrário de bom, é adjetivo – portanto sempre acompanha um substantivo – e tem o feminino má (plural: maus e más): Exemplo: Fez um mau negócio, num mau momento.
12 - MAL tem por antônimo a palavra bem. Exemplo: Maria joga muito MAL.
13 – Veja o exemplo: Aquela moça é linda. (A letra É tem acento. É um verbo). Veja o exemplo: João e Maria são irmãos. (A letra E não tem acento. Serve como união entre as palavras)
14 – Não pronuncie /NAI/ para nascer, nascimento. As letras SC, RR, SS, SÇ, XC, XS, LH, NH, CH, GU, QU são dígrafos, portanto, tem apenas um fonema (som).
15 – Não fale ou escreva, por exemplo, "Para mim estudar". O correto é "Para eu estudar". Quando a palavra seguinte for um verbo no infinitivo usamos EU e não MIM.