Regionalização - NORTE e SUL
Regionalização: Norte-Sul
São Paulo 13 de Março de
2014
Desenvolvimento
A regionalização norte-sul foi criada para designar o atual acontecimento socioeconômica internacional, substituindo à antiga divisão do mundo em países de 1º, 2º e 3º mundo por uma linha imaginária chamada de Linha do Equador.
Nesta antiga divisão, o 1º mundo era composto por nações capitalistas desenvolvidas, caracterizadas pelo elevado PIB e pelas melhores condições de vida das populações; o 2º mundo era composto por nações socialistas, alinhadas à União Soviética e que se caracterizavam por um grau alto de sua economia; já o 3º mundo era formado pelas nações subdesenvolvidas, no caso, aqueles países que se declaravam como “não alinhados”, ou seja, que não tomavam partido em favor de nenhum dos dois grandes polos mundiais: EUA e URSS.
Com o fim do segundo mundo e os contínuos processos de independência da África, assim atingindo o ponto mais alto no aparecimento de novas nações muitíssimas pobres, a divisão entre os três mundos os torna antiquado.
Portanto, a maior parte dos países subdesenvolvidos se encontra no sul (exceto Austrália e Nova Zelândia, que estão localizadas na Oceania, hemisfério “Sul” do planeta, e por si possuem um índice de desenvolvimento humano imenso e uma boa renda, contudo, considerando o 2º e o 6º lugar de ambos, e assim sendo considerado como países do Norte) e os desenvolvidos ao norte, criando uma divisão chamada Norte-Sul. Entretanto, de acordo com o mapa abaixo, essa divisão não representa a divisão do mundo conforme o ordenamento cartográfico dos hemisférios norte e sul.
A regionalização do mundo entre os países do Norte desenvolvido (azul) e do Sul subdesenvolvido (vermelho)
Os países do Norte são caracterizado, pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB) e pelas condições históricas de poder e acúmulo de riquezas. São representados, em geral, pelos Estados