Regimes totalitarios.
Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
NAZISMO:
Dá-se o nome de nazismo à corrente ideológica iniciada pelo Partido Nacional Socialista (de onde vem o nome "nazista" ou "nazi", uma abreviação de "Nationalsozialistische" em alemão), que se originou como um grupo ideológico em 1918, no fim da 1ª Guerra Mundial, na qual a Alemanha sofreu uma derrota humilhante, seguida por reparações de guerra gigantescas, que devia pagar aos países vencedores, o que gerou uma crise econômica sem precedentes no país. Adolf Hitler foi um dos primeiros membros, e em 1921 passou a chefiar o partido. Após uma série de tentativas de golpe (fracassadas), o presidente alemão, Paul Von Hindemburg, nomeia Hitler chanceler (primeiro-ministro) em janeiro de 1933. Através de outra série de golpes, como o incêndio do Reichstag, um mês depois, Hitler passa a ter controle total do Estado alemão (daí o nome totalitarismo), em que o interesse do Estado estava acima dos interesses particulares, e o Estado era personificado na pessoa do Führer (líder, condutor, guia), no caso o próprio Hitler. O totalitarismo alemão baseava-se no nacionalismo, na hegemonia alemã sobre todo o mundo, e no anti-semitismo, que alimentava o ódio contra os judeus. Hitler reaparelhou a indústria bélica alemã, invadiu e anexou a Áustria e parte da Tchecoslováquia em nome de um pan-germanismo (união dos povos de origem alemã), e, ao invadir a Polônia em 1º de setembro de 1939, deu início à Segunda Guerra Mundial, que durou até 1945, deixando milhões de vítimas mortas no mundo todo. Depois disso, o nazismo foi banido da Alemanha e da maioria dos países do mundo.
FASCISMO:
O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, durante seu governo (1922–1943 e